Agricultura urbana
Agricultura urbana
As primeiras ações do coletivo tiveram início no Setor Comercial Sul, bairro central em Brasília, importante local para pessoas em situação de rua. Brasília é conhecida por sua arquitetura modernista, mas pouco se fala sobre sua arquitetura não-inclusiva advinda de propostas higienistas que tem espaço até os dias de hoje.
O Aroeira busca mudar um pouco essa história. Buscamos construir espaços dentro da cidade que permitam conversa, prosa, troca e contato com a natureza. Por isso a cada novo jardim que é criado ou manejado, as ervas medicinais e comidas possuem espaço especial.
Primeiro jardim
Jardim do éden?
A horta em frente ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) criada em 2018, foi o primeiro jardim do Aroeira.
Segundo jardim
Em parceria com o Coletivo NoSetor e com auxílio do projeto "verdejando", nasce a segunda horta do SCS, construída pelos coletivos e por pessoas em situação de rua contratadas por seus serviços de jardinagem.
Casa Rua Yoga
Em parceria com o projeto "Casa Rua Yoga", que ofereceu práticas gratuitas de Yoga no SCS, o coletivo ajudou a revitalizar a Praça do Povo e arrumar seu jardim.
CAPS Planaltina
Fizemos duas visitas ao CAPS (centro de assistência piscossocial) de Planaltina.
A primeira foi pra implantação de um jardim que seria utilizado em oficinas do caps. Um pouco mais de um ano depois, voltamos para fazer um manejo. Fomos surpreendidos com uma colheita muito farta!