Untitled design.png

Trabalhamos construindo pontes entre agroecologia e cuidado.

 

Iniciado em 2018 como projeto de estágio pela universidade de Brasília, o Coletivo Aroeira teve como primeira ação a criação de um jardim agroecológico, em frente ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do Setor comercial Sul, em Brasília, mantido em colaboração com transeuntes e pessoas em situação de rua do local. Almejando a produção de comida e medicinas no jardim, os participantes trocam entre si e re-criam noções de autonomia e cuidado

 

O manejo e manutenção da agrofloresta ocorreu semanalmente durante os últimos dois anos e muito se passou por lá. Muitas ervas foram colhidas e utilizadas, principalmente, em infusões e chás durante as intervenções semanais. Pimentas, quiabos, babosas, batatas, açafrões, bananas entre muitas outras culturas também serviram de alimento e remédio para o território.

 

Além disso, algumas árvores frutíferas complementavam o micro ecossistema e logo menos produziriam seus primeiros frutos. Infelizmente, o plantio foi interrompido por uma ação conduzida por agentes do estado e, de um dia para o outro, todo o trabalho da agrofloresta foi removido. Apesar disso, muitas colheitas significativas foram eternizadas e fazem parte do aprofundamento dos laços entre as pessoas locais e o jardim, entre o coletivo e as pessoas locais e entre o jardim e a cidade.

 

em 2021 o coletivo iniciou sua primeira capacitação em Agroecologia e Cuidado. O projeto Aroeira Semeia: Jornadas de Agroecologia e Cuidado busca aprofundar e diversificar os vínculos iniciados com pessoas que tiveram suas vidas atravessadas pelo proibicionismo do estado, conhecidas a partir da manutenção do jardim e outras ações feitas no Setor Comercial Sul. 

 

A capacitação oferece a seus participantes encontros semanais e remunerados em diversas práticas agroecológicas (principalmente na área rural do DF) e de Redução de Danos e Promoção de Saúde.

Untitled design (1).png

Parceiros

Logo tulipas.png
WhatsApp Image 2021-10-17 at 18.41.44.jpeg
igarapé MARÇO 2-03.png
WhatsApp Image 2021-10-17 at 18.41.43.jpeg
WhatsApp Image 2021-10-26 at 09.22.43.jpeg
Quer se juntar a nossa rede?