Aroeira Semeia: Jornadas de Agroecologia e Cuidado

Aroeira Semeia: Jornadas de Agroecologia e Cuidado

Em 2021 o coletivo iniciou sua primeira capacitação em Agroecologia e Cuidado.

 

O projeto aroeira semeia: jornadas de agroecologia e cuidado busca aprofundar e diversificar os vínculos iniciados com pessoas que tiveram suas vidas atravessadas pelo proibicionismo, conhecidas a partir da manutenção do jardim e outras ações feitas no Setor Comercial Sul. 

os eixos do aroeira semeia são:

agroecologia

cuidado

e cultura. 

04.jpg

A agroecologia é um dos pilares do projeto e ela está presente na formação básica em Agricultura Sintrópica que cria condições benéficas para a produção de alimentos e remédios, alem de contribuir para a recuperação de áreas degradadas.​

A partir do beneficiamento das plantas cuidadas nos encontros, os participantes também aprendem sobre técnicas e filosofias de cuidado e redução de danos para si e para os próximos. A cada encontro diferentes tópicos são trazidos à tona, desde o uso de plantas medicinais para a preparação de chás, produtos de higiene e cosméticos até oficinas sobre direitos sexuais e reprodutivos. 

um dos objetivos é fornecer informações sobre a rede de cuidado do DF e possíveis encaminhamentos.

O terceiro eixo do projeto busca desenvolver junto aos participantes atividades culturais desde uma preocupação com a auto-representação dos participantes via fotografia até produção de instrumentos, oficinas de música e mais.

A capacitação oferece a seus participantes encontros semanais e remunerados, principalmente na área rural do DF.