O Coletivo Aroeira é recebido frequentemente em 4 chácaras agroecológicas localizadas no Distrito Federal. Em cada chácara existe uma área destinada à produção de alimentos que serão exclusivos para a alimentação dos encontros e também para dividir entre os integrantes do coletivo. Além desses espaços, também visitamos outras unidades produtivas de assentamentos e agricultura familiar, trabalhando, aprendendo e trocando bastante com grandes referências do DF e entorno <3

Beach Outfit
14.jpg

Tais espaços servem de sala de aula e de laboratório para as atividades  desenvolvidas no sentido da capacitação oferecida.

Todas as chácaras possuem como objetivo principal a restauração da vegetação nativa por meio da implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) Biodiversos. O coletivo tem a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos SAFs e de outros experimentos permaculturais e agroecológicos, tais como compostagem de resíduos orgânico, experimentos de bioconstrução. Nesses espaços também realizamos beneficiamento de plantas medicinais diversas, como a destilação de óleos essenciais e preparo de outros produtos de uso terapêutico.

Assim aprendemos sobre a biodiversidade do cerrado e sobre práticas diversas, como a destilação de óleos essenciais e preparo de outros produtos de uso terapêutico.

01.jpg